Canais não possuem a profundidade necessária para navios de grande porte
A colisão do navio cargueiro e a ponte Francis Scott Key segue sofrendo desdobramentos. Por se tratar de um porto muito importante para a exportação americana no geral e, principalmente, para a costa leste dos Estados Unidos, fora noticiado que rotas alternativas seriam abertas, com o intuito de possibilitar o fluxo de cargas na região.
Entretanto, após uma análise realizada pelo grupo A.P. Moller-Maersk, foi constatado que os dois canais alternativos a serem lançados não possuem a profundidade necessária para acomodar os porta-contentores de navegação oceânica que as empresas de logística utilizam para chegar a Baltimore.
Os canais têm uma profundidade de apenas 4,3 e 3,3 metros, respectivamente, enquanto os navios cargueiros necessitam de, no mínimo, 10 metros de profundidade. Por conta disso, não será possível a passagem dos navios de grande porte.
Sendo assim, as reservas para Baltimore seguem suspensas temporariamente, tendo como alternativas portos em regiões relativamente próximas, como Newark, Filadélfia e Norfolk.
Enquanto isso, a desobstrução para a reabertura do porto é prioridade na região, que segue trabalhando para que isso ocorra o mais breve possível, já que a sua via principal possui 15 metros de profundidade.
A Safe Logistics segue atenta às notícias de Baltimore e se mantém à disposição para eventuais dúvidas.