Por que o frete marítimo sofre tantas variações?
Nos últimos meses, temos notado um aumento significativo no frete marítimo. Isso se deve, principalmente, aos conflitos no Oriente Médio, que impactam a circulação de navios no Mar Vermelho. Isso, consequentemente, faz com que a rota seja alterada para um trajeto mais longo, aumentando o tempo de percurso.
Com isso, a demanda por navios que fazem esses tipos de trajeto têm aumentado significativamente, tendo por consequência o período de entrega mais longo, a escassez de contêineres disponíveis, além de portos mais cheios.
O aumento da movimentação entre os países faz com que a demanda por contêineres cresça, entretanto, se não há um número suficiente de navios cargueiros em operação, principalmente com saídas diretas aos locais desejados, as viagens se tornam mais longas e suas ofertas, impactadas.
Isso também afeta diretamente o valor dos combustíveis, já que a sobretaxa de combustível, conhecida como Bunker Additional Fuel, também é aplicada. Seu objetivo é cobrir as despesas de distância percorrida e consumo dos navios, sendo afetada diretamente pela cotação do petróleo do dia. O que faz com que a viagem da carga tenha uma alteração no seu preço tanto para o cliente, quanto para o seu consumidor.
Ou seja: são diversos os fatores que podem impactar os valores do frete marítimo. Além das citadas acima, outras questões, como eventos climáticos, como foi o caso das enchentes no Sul do Brasil e a seca na região Amazônica, por exemplo, o congestionamento nos portos, tamanho da rota e da carga a ser transportada e até mesmo questões de legislação, como o projeto que visa a descarbonização dos transportes marítimos podem afetar os valores.
Sabendo disso, a Safe Logistics monitora constantemente os valores do frete para proporcionar aos seus clientes o melhor custo x benefício do mercado, de olho nas variações do frete marítimo, sempre de forma clara e objetiva, para que o transporte dos produtos seja feito com qualidade, segurança e em um prazo que faça sentido para o consumidor.