balança comercial 2023

abril 2, 2024

Atualizações sobre o acidente em Baltimore

Rota alternativa será implementada para uso do porto

Atualizações sobre o acidente em Baltimore

A colisão de um navio cargueiro de 984 pés contra a ponte Francis ScottKey, em Baltimore, Estados Unidos, segue tendo desdobramentos. Até a data de hoje, dia 01 de abril, foram encontradas seis vítimas fatais do acidente, mas as buscas por desaparecidos continuam. 

De acordo com a CNN US, fora iniciado um processo de força-tarefa para a retirada dos destroços, um processo de limpeza que promete ser extenso, já que cerca de 80% dos destroços encontra-se submersa, porém essencial para abrir um canal temporário para o porto de Baltimore, possibilitando a entrada das embarcações “comercialmente essenciais” de forma segura no entorno do local do colapso. 

A BBC News informa que, no momento, há uma zona de segurança de 1.828 metros ao redor dos destroços, impedindo o acesso de embarcações e pessoas na área, salvo aqueles autorizados por funcionários do porto.  

O processo de limpeza possibilitará uma entrada no sentido nordeste do canal principal do porto, com luminosos fornecidos pelo governo, para sinalizar o momento de abertura.

Essa é uma tomada importante, já que o impacto econômico causado pelo acidente é significativo, pois o porto de Baltimore é uma artéria vital para importações e exportações, tanto dos Estados Unidos, quanto globalmente. 

Os trabalhadores da região também sofrem consequências. Estima-se que cerca de 8 mil trabalhadores tiveram seus empregos diretamente afetados.

Nenhuma data de reabertura completa do canal, nem de início das obras para a reconstrução da ponte foi definida, já que foram calculadas cerca de 40.000 toneladas de aço e concreto entre destroços, tanto na proa do navio, quanto na água. Porém, a rota alternativa será uma forma gradual de apoiar o fluxo do tráfego marítimo. 

A Safe segue atenta às notícias sobre o acidente e atualizações sobre o acidente em Baltimore e sobre o funcionamento do porto e se coloca à disposição de todos os clientes em rota para eventuais dúvidas e buscas de maiores informações.