Veja o porquê o Brasil é referência na exportação de cacau
O cacau brasileiro é conhecido pela sua alta qualidade, o que atrai consumidores do mundo inteiro. E não é para menos: com produções de excelência, os cuidados têm início ainda no plantio, para que seja certificada a qualidade e a saúde das amêndoas, para garantir o melhor produto final.
Marcas de chocolate vindos do Pará e da Bahia já receberam prêmios da Academy of Chocolate, em Londres, o que assegura ainda mais a credibilidade do nosso mercado.
Por conta disso, o Brasil foi reconhecido pela segunda vez, em 2023, como o país exportador de cacau com 100% de qualidade, durante um painel ministrado pelo Conselho Internacional de Cacau, realizado em Madagascar, na África Ocidental.
Foram avaliados produtos de 29 países de todos os continentes. Entre eles, apenas 8 tiveram aprovação total, sendo um deles, o Brasil. Além da qualidade única do cacau, também foram avaliados alguns tópicos, como economia sustentável, viabilidade econômica e responsabilidade social durante as fases da cadeia de produção.
Somente em 2022, foram exportadas 84,7 mil toneladas de cacau e seus derivados, rendendo US$345,6 milhões, de acordo com o Ministério da Agricultura, reafirmando o Brasil como referência na exportação de cacau. Entre os maiores consumidores, estão países como Estados Unidos, Argentina, Chile e Países Baixos.