
Confira os detalhes sobre o novo recorde de empresas brasileiras exportadoras
Segundo dados do relatório Exportação e Importação por Porte Fiscal das Empresas, elaborado pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Secex/MDIC), que foi divulgado no último dia 07 de março, o Brasil registrou um novo recorde em 2024, com 28.847 empresas exportadoras.
Entre as companhias presentes nas exportações, foram registradas empresas de médio e grande porte, bem como microempresas, microempreendedores individuais (MEI) e empresas de pequeno porte (EPP).
Empresas exportadoras em números
Como resultado, a maior parte dos exportadores são médias e grandes empresas, com 59,5%, totalizando 17.172, registrando o segmento com maior crescimento quando comparado a 2023, um aumento de 2%.
Já as empresas de pequeno porte evoluíram em 1,5%, chegando a 5.480. Por fim, as microempresas e as MEI somaram 5.952 empresas, finalizando com mais 243 empresas classificadas como “outras”.
O crescimento vem registrando uma evolução satisfatória, com cada vez mais empresas exportadoras em diversos setores. Entre as microempresas e empresas de pequeno porte, a indústria extrativa registrou o maior crescimento, com 8,1% e 2%, respectivamente.
As médias e grandes empresas tiveram um aumento na agropecuária, com 5,9% de crescimento ao longo de 2024. No entanto, a indústria de transformação é o setor que segue como líder perante empresas de todos os portes, com mais de 80% das companhias exportando bens industriais.
Brasil subindo posições no comércio internacional
O cenário positivo também foi crucial para contribuir no superávit comercial de US$74,6 bilhões em 2024, reforçando a posição do Brasil no mercado internacional.
Além disso, a diversificação de mercados também foi significativa. Enquanto MEIs e microempresas direcionam suas exportações principalmente para os países da América do Norte, as empresas de pequeno porte focaram na América do Sul.
Já as médias e grandes empresas se concentraram nos países da Ásia e Oriente Médio.
Mencionando os principais países parceiros, podemos citar a China, Estados Unidos e Argentina em primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente. Além deles, a Holanda, Espanha, Singapura, México, Chile, Canadá e Alemanha vêm avançando nas relações comerciais.
Com isso, podemos constatar que o aumento no número de empresas exportadoras e diversificação dos mercados ajudam a fortalecer a economia brasileira, promovendo maior crescimento econômico, geração de empregos e uma competitividade saudável no comércio exterior.
Se você deseja expandir os seus negócios para qualquer continente, conte com a Safe Logistics. Temos décadas de experiência no setor, garantindo o máximo de cuidado e segurança do início ao fim. Solicite agora mesmo um orçamento com as melhores taxas!
Confira também:
Pedras preciosas e relação com os Estados Unidos
Exportação de madeira sustentável
China: maior parceiro comercial do Brasil
Brasil segue em alta na exportação de pedras naturais
Nos acompanhe no instagram: @gosafelogistics