
Entenda a importância do Dia do Mercosul para o comércio entre os países envolvidos
No dia 26 de março é celebrado o Dia do Mercosul. Essa data marca o Tratado de Assunção, que foi assinado no ano de 1991 e oficializou a criação do Mercado Comum do Sul (Mercosul), consolidando assim uma das maiores parcerias comerciais do mundo.
O que foi o Tratado de Assunção?
O Tratado de Assunção foi responsável por definir a integração econômica entre países como Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, com o intuito de formar um mercado comum, promovendo a livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos entre os países-membros.
Com ele, foram estabelecidas diretrizes para a redução progressiva de tarifas alfandegárias, a organização entre políticas econômicas e a cooperação comercial e produtiva.
Além disso, também previu a criação de instituições que coordenassem as políticas do bloco, bem como a adesão de novos membros e parceiros comerciais.
Com o passar dos anos, o bloco cresceu e hoje também conta com a Venezuela (no entanto, está suspensa desde 2016) e Bolívia (que está em processo de adesão), além de outros países associados, como Chile, Peru, Colômbia e Equador.
A importância do Mercosul
O Mercosul tem o objetivo de fortalecer a economia regional, eliminar barreiras comerciais e promover o desenvolvimento conjunto dos países-membros. Entre os benefícios do acordo, podemos destacar:
- A abolição de tarifas alfandegárias para o comércio entre os países do bloco;
- Maior facilidade na circulação de mercadorias, investimentos e pessoas;
- Acordos comerciais estratégicos com outras nações e blocos econômicos;
- Fomento à competitividade das empresas locais no mercado internacional;
- Integração da infraestrutura, ajudando a facilitar o transporte e a logística entre os países envolvidos.
Mercosul e logística internacional
No que diz respeito ao setor logístico, as empresas que operam dentro do bloco necessitam de soluções inteligentes para o transporte de mercadorias, atendendo as normas do comércio regional com o objetivo de garantir entregas mais ágeis e seguras.
A Safe Logistics trabalha com serviços eficientes de logísticas em todos os cantos do globo, mas, principalmente, na região do Mercosul. Seus anos de experiência possibilitam a entrega de soluções estratégias para exportação, tanto para o bloco, como para em qualquer país do mundo, garantindo um processo seguro, ágil e em conformidade com as regulamentações alfandegárias.
Exporte com quem é referência. Entre em contato com a Safe Logistics e solicite seu orçamento para otimizar a sua operação no Mercosul ou em qualquer lugar do mundo!
Confira também:
Exportação de pedras preciosas para os Estados Unidos
Exportação de madeira sustentável
China: o maior parceiro comercial do Brasil
Brasil segue em alta na exportação de pedras naturais
Nos acompanhe no Instagram: @gosafelogistics