Exportação de carnes em 2024 e expectativas para 2025
Ampliação no comércio de carnes bovinas, suínas e de aves trazem impactos positivos
A produção de carne bovina segue em plena expansão e deve crescer 7,4% durante todo o ano de 2024, segundo informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Ainda de acordo com a fonte, o número de abates aumentou 18,7% no primeiro semestre do ano, quando comparado com o mesmo período no ano passado. A expectativa é de que ocorra o abate de 37 a 38 milhões de cabeças de gado em 2024.
Números de exportação de carne bovina e expectativas para o próximo ano
Atualmente, os resultados de exportação para a China, o maior consumidor de carne brasileira, seguem positivos. De janeiro a agosto houve um aumento de 28,1% em relação ao mesmo período de 2023.
A expectativa atual é de que as vendas externas cheguem a 36 milhões de toneladas no fechamento de 2024.
Já para o ano de 2025, a Conab prevê um cenário mais estável, com uma alta de 2,5% nas exportações de carne bovina, alcançando 3,7 milhões de toneladas.
Início da reversão do ciclo na pecuária
Entretanto, apesar dos bons resultados, o gerente de Fibras e Alimentos da Conab, Gabriel Rabello, afirmou que o preço do bezerro deve aumentar em breve. Como resultado, os pecuaristas acabam retendo as fêmeas, diminuindo a disponibilidade de animais para abate.
Isso fará com que a estimativa de disponibilidade de carne bovina caia 8,5% em 2025, resultando em 30 quilos por habitante.
Em contrapartida, esse movimento poderá favorecer o aumento do consumo de outras proteínas animais, como é o caso de aves e suínos.
Exportação de carne de frango
No mercado de carne de frango, a previsão da Conab é de um aumento de 1,7% na produção atual, atingindo 15,2 milhões de toneladas. Já para 2025, a estimativa é de 2,1%, chegando em 15,5 milhões de toneladas.
Por isso, as exportações de carne de frango devem ter uma alta de 1,9% entre 2024 e 2025, alcançando 5,1 milhões de toneladas este ano e 5,2 milhões em 2025.
De acordo com Rabello, o cenário de preços do frango é mais estável, visto que os valores da carne bovina e a conjuntura de custos de milho e soja são mais controlados.
Exportação de carne suína
Por fim, as expectativas para a carne suína são de alta de 1,3% na produção em 2024, para 5,37 milhões de toneladas.
Desse modo, as exportações estão com uma projeção de uma produção 1,6% maior em 2025, chegando a 5,45 milhões de toneladas, com a exportação de 1,27 milhão de toneladas.
A ampliação das compras por mercados asiáticos em países como Filipinas e Singapura, por exemplo, são os maiores responsáveis pela projeção de alta nas exportações brasileiras.
Com números positivos, o mercado segue aquecido e propenso às exportações. Para embarcar com qualidade, segurança e confiabilidade, conte com a Safe Logistics. Contamos com um time de profissionais dedicados para acompanhar a sua mercadoria de ponta a ponta.
Entre em contato conosco e solicite um orçamento!
Confira também:
Agronegócio ajuda a impulsionar investimentos portuários no Brasil