Veja como funciona a exportação de madeira em bruto ou serrada no Brasil
Seja a madeira ainda em bruto ou já serrada de Eucalipto, Pinus, Ipê, Mogno ou Jacarandá, é fato que o Brasil representa importante papel no cenário logístico de distribuição de madeira pelo mundo.
A exportação da madeira em bruto, aquela sem algum tratamento, cresceu muito nos últimos anos, tendo como principais destinos em 2023 a Índia, Portugal, China, seguido dos Estados Unidos.
Já o Estado que bateu o recorde de exportações do produto foi o Rio Grande do Sul, seguido de Santa Catarina, Mato Grosso e Pará.
Em relação às madeiras parcialmente trabalhadas, os Estados Unidos figuram como principal importador do produto do Brasil, sendo o Estado do Paraná e de Santa Catarina que figuram em 2023 como principais exportadores.
A construção civil na América do Norte adota o sistema Wood Frame, um modelo com placas de madeira já pré montadas e de baixo custo, que garantem uma qualidade térmica e uma construção mais rápida e prática, que movimenta e muito o comércio da madeira.
A promessa com a retomada da economia, o potencial do país e a demanda mundial é que os números sejam ainda mais positivos em 2024.