Resultado de exportação de madeira no primeiro semestre é bastante expressivo
A madeira brasileira é conhecida por sua qualidade, graças às suas vastas florestas e práticas sustentáveis de manejo. Com isso, tornou-se referência na exportação para diversos mercados mundiais, especialmente para os Estados Unidos.
No primeiro semestre de 2024, por exemplo, a exportação de madeira parcialmente trabalhada e dormentes de madeira, bem como manufaturas de madeira se destacaram entre os produtos mais enviados ao país, representando 2,9% no total.
Seus valores atingiram mais de US$560 milhões, um resultado bastante expressivo.
Retomada no mercado de exportação de madeira
Após um 2023 em baixa, houve uma retomada significativa na exportação do produto para os Estados Unidos. Segundo o Comex Stat, somente no primeiro semestre foram registrados embarques de 56.185 TEUs de madeira, um crescimento de mais de 17%.
Para efeitos de comparação, no ano passado foram exportados, durante todo o ano, 54.195 TEUs.
Madeira para o sistema Wood Frame
As casas americanas são, em sua maioria, construídas por meio de placas de madeira pré-moldadas. Chamada de Wood Frame, é uma técnica predominante no país, graças a sua eficiência, com o intuito de reduzir o tempo de construção.
Com isso, a demanda por madeira brasileira parcialmente processada acaba crescendo justamente para esse tipo de construção. Uma das mais requisitadas para esse tipo de comércio é a madeira bruta, que não passou por processos antes de ser vendida.
Por fim, o fato de não ser trabalhada a torna excelente para finalidades de construção civil, já que não são visíveis por estarem em estruturas como telhados e coberturas, por exemplo.
A busca por madeiras extraídas de árvores nobres brasileiras
Além da busca por madeira processada, também há uma busca do mercado americano por, principalmente, três tipos de madeiras nobres. Extraídas de árvores nativas brasileiras, o ipê, o mogno e o jacarandá são bastante requisitados.
Graças à beleza e qualidade destas madeiras, elas são exportadas principalmente no caso de móveis mais trabalhados. Entretanto, não são somente essas três que fazem sucesso nos Estados Unidos: o eucalipto e o pinus também são exportados frequentemente em formato de toras ou serras em metros cúbicos.
Como a Safe Logistics pode contribuir para esse mercado
Com uma vasta experiência em exportações, a Safe Logistics possui um processo de logística seguro e eficiente, acompanhando sua mercadoria de ponta a ponta.
Contando com diversos escritórios parceiros nos Estados Unidos, é possível garantir a exportação segura até a chegada no destino, devidamente assistida pelo time de profissionais que estarão à disposição em todas as etapas.
Entre em contato conosco e aumente suas milhas navegadas com a Safe Logistics!