Minerais críticos podem se tornar uma oportunidade para o Brasil
Os minerais críticos, como lítio, cobalto, níquel, zinco e chumbo, utilizados em linhas de produção, como celulares, baterias, motores de veículos elétricos, paineis solares, televisões, entre outros, tem como líder da cadeia de suprimentos a China.
Essa liderança se justifica, pois, apesar de muitos desses recursos serem abundantes, o seu fornecimento exige investimentos, inovações tecnológicas e pesquisas. Em relação a isso, o país asiático sai na frente.
Entretanto, essa liderança pode estar em risco, já que um dos seus maiores consumidores, os Estados Unidos, adotou uma nova medida de restrições comerciais, fazendo com que a China reduzisse significativamente a exportação de seus minerais críticos para o país.
Com isso, é aberta uma oportunidade para o Brasil, que, apesar de ainda não ser um grande produtor na área, possui reservas de minerais críticos, podendo extrair as terras raras.
Alguns dos minerais brasileiros já se destacam em meio à exportação, como o nióbio, utilizado para ligas de aço com alta resistência; manganês, utilizado para baterias; bauxita, responsável por produzir alumínio; grafite, também usado para a produção de baterias; estanho, que produz solda e revestimentos; níquel, usado para o aço inox e lítio, mais um responsável por produzir baterias.
Outra grande vantagem, além da disponibilidade dos minerais, é o fato do Brasil ser um país livre de conflitos internacionais, possuindo parcerias comerciais com diferentes nações, com democracia estável e já possuir uma excelente infraestrutura de mineração.
Sendo assim, essa é uma excelente oportunidade de um novo mercado a ser explorado e exportado para países como Estados Unidos, Japão, Europa e até mesmo a própria China, podendo se aliar estrategicamente a eles.
Se você possui uma empresa de minerais críticos e deseja expandir seus negócios internacionalmente, conte com a Safe Logistics! Entre em contato conosco e saiba como exportar para todos os cantos do mundo.