Porto de Itajaí volta a operar em setembro, afirma CEO da JBS
A retomada do Porto de Itajaí para operações de contêineres já tem data de início: dia 13 de setembro.
A informação foi divulgada por Aristides Russi Jr, diretor da JBS/Seara, grupo que assumiu as operações do porto, durante uma reunião com a Associação Empresarial de Itajaí (ACII).
Russi também informou que a empresa vai utilizar o nome JBS Terminals para tocar o porto, após comprar a maioria das cotas da Mada Araújo, empresa vencedora do edital.
Durante o evento, também foi informado que o foco do porto será o mercado como um todo, e não somente as cargas frigorificadas.
Dois navios conteineiros já foram recebidos em Itajaí em julho, após a JBS/Seara assumir o porto. Os navios foram atracados nos berços públicos, em uma parceria com a SC Portos.
Ainda de acordo com a JBS, já existe um acordo prévio com pelo menos cinco armadores de navios para operarem linhas de contêineres por Itajaí.
Com isso, o Porto de Itajaí retoma suas atividades mais de um ano após o lançamento do edital de arrendamento transitório, realizado em agosto de 2023 pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Com a licitação divulgada em novembro, foi assinado contrato em dezembro com a Mada Araújo. No entanto, a empresa nunca chegou a realizar operações, até que no mês de maio de 2024, a JBS/Seara assumiu as operações para tocar o Porto.
A Safe Logistics, sediada em Itajaí, está em uma localização estratégica, preparada para auxiliar a sua empresa nos trâmites para exportações saindo da cidade.
Entre em contato conosco e solicite o seu orçamento!