Entenda suas particularidades e quais são suas utilizações
Os containers marítimos são essenciais para transportar os mais diversos tipos de mercadorias de forma segura. Entre as categorias atuais, podemos dividi-las entre containers secos e os refrigerados.
Os containers secos são utilizados para o transporte dos mais diversos tipos de carga. Entre os modelos, podemos citar:
- Standard Dry Van: amplamente utilizado, é ideal para cargas secas, como eletrônicos, têxteis e alimentos não perecíveis;
- High Cube: semelhante ao dry van padrão, mas com altura extra, proporcionando mais espaço para cargas volumosas ou empilhamento de mercadorias;
- Open Side: possui portas laterais, que facilitam o acesso e a carga de mercadorias largas ou volumosas, oferecendo maior flexibilidade durante o carregamento e descarregamento.
- Double Door: equipado com portas em ambas as extremidades, facilitando tanto o acesso, como o carregamento e descarregamento em diferentes pontos.
- Flat Rack: possui estrutura semelhante a um palet, com laterais dobráveis e removíveis, adequada para cargas de grandes dimensões ou formato irregular, como maquinário pesado ou veículos.
Já os containers refrigerados, também conhecidos como reefer , são essenciais para o transporte de mercadorias que requerem controle de temperatura. Eles garantem que produtos sensíveis cheguem ao destino final em perfeitas condições, mantendo sua qualidade e integridade ao longo da viagem.
Aqui estão alguns tipos comuns:
- Reefer Standard: projetado com sistemas de refrigeração para manter produtos perecíveis, como frutas, verduras e produtos farmacêuticos, em condições ideais durante o transporte marítimo;
- Reefer High Cube: semelhante ao reefer padrão, mas com altura extra para acomodar cargas maiores ou palets empilhados;
- Reefer Dual Temperature: possibilita a configuração de diferentes zonas de temperatura dentro do mesmo container, sendo ideal para o transporte de mercadorias com requisitos de temperatura distintos;
- Reefer Open Top: possui seu teto aberto, para facilitar o carregamento de mercadorias refrigeradas que excedem a altura padrão do container.
- Reefer Flat Rack: estrutura semelhante a um palet, com sistemas de refrigeração integrados, adequada para cargas refrigeradas de grande porte ou formato irregular.
Em relação aos tamanhos, os containers possuem o padrão de 40 ou 20 pés. O primeiro, possui um comprimento interno de 12 metros, enquanto o segundo atinge 5,9 metros.