Brasil tem oportunidade de aumentar a exportação de algodão para a Índia
O Brasil atualmente é o terceiro maior produtor de algodão do mundo, gerando, em média, 3,64 milhões de toneladas. Sua posição fica apenas atrás da China e da Índia.
Sendo assim, devido a qualidade e quantidade produzida internamente, existe uma grande possibilidade do Brasil crescer cada vez mais no mercado de exportação de algodão.
Essa possibilidade se deve pelo fato de que, ao contrário da Índia, por exemplo, o Brasil possui um consumo doméstico mínimo. Por isso, são enviadas, em média, 2,72 milhões de toneladas para exportação anualmente.
Em contrapartida, a Índia consegue importar somente 0,44 milhão de toneladas, pois a sua produção de 5,33 milhões de toneladas precisa atender, em maior parte, a sua demanda interna.
Crescimento significativo na exportação de algodão
De acordo com informações do ComexStat, o Brasil vive o seu melhor momento na exportação de algodão. Com um crescimento significativo, entre janeiro e setembro de 2024 foram exportadas mais de 1.841.000 toneladas, resultando em mais de US$3.492,52 somente neste período.
A estimativa é de que, até o final do ano, o país atinja um dos maiores resultados de exportação dos últimos anos.
Cenário atual das exportações de algodão atualmente e novas estimativas
Durante uma entrevista para o portal Agriculture Post, o Diretor de Relações Internacionais da Associação Brasileira de Produtores de Algodão (ABRAPA), Marcelo Duarte Monteiro, trouxe a visão atual do mercado e também o potencial de novas exportações.
Segundo Marcelo, um dos principais concorrentes do algodão brasileiro são as fibras sintéticas, produzidas em países como Estados Unidos e Austrália. Entretanto, esse material é derivado de combustíveis fósseis, o que contribui para a poluição plástica, bem como o aumento de microplásticos nos oceanos.
Ele ainda afirma que, segundo pesquisas, uma pessoa ingere o equivalente a um cartão de crédito em plástico a cada semana, algo bastante nocivo para a saúde. Portanto, a importância de se utilizar fibras naturais, como o algodão para a nossa saúde e também pensando no meio ambiente é ainda maior.
Exportações para a Índia
Apesar da distância, a alta demanda indiana por algodão pode tornar mais viável a exportação para o país. Isso porque, com o aumento de pedidos, é possível dar início a rotas de envio mais diretas, com o intuito de trazer mais agilidade e também melhores custos.
Segundo Marcelo, somente no ano passado, o Brasil exportou um milhão de toneladas de algodão para a China em 2023. Isso mostra a força do mercado brasileiro no continente asiático e a possibilidade de expandir cada vez mais a exportação de diferentes produtos para os países da Ásia.
Para garantir a qualidade do algodão brasileiro desde o início da produção, até a sua chegada e utilização em outros países, a ABRAPA instituiu os testes de Instrumento de Alto Volume (HVI) em cada fardo de algodão.
Com isso, duas amostras são coletadas em cada lado do fardo, combinadas para uniformidade e, por fim, são feitos testes visuais e de HVI. O resultado é armazenado em um banco de dados, possibilitando o acompanhamento de diferentes variedades e regiões.
Esse teste permite que seja possível melhorar as variedades de algodão, melhorando o seu rendimento e também a qualidade.
Se você deseja exportar algodão para o continente asiático, ou para qualquer lugar do mundo, conte com a logística de quem realmente entende do assunto. Com a Safe Logistics, você garante qualidade e segurança em todas as etapas do processo.
Book Now!
Confira também:
Exportações de carnes em 2024 e expectativas para 2025