balança comercial 2023

dezembro 4, 2024

Tipos de contêineres

Saiba quais são os tipos de contêineres e suas funcionalidades

Os contêineres são utilizados no transporte marítimo com o intuito de transportar, de maneira segura e eficaz, mercadorias que serão comercializadas internacionalmente.

Desenvolvidos a partir da década de 50, receberam novas adaptações após a Guerra do Vietnã, próximo ao final da década de 60. Os contêineres foram uma verdadeira revolução para a época, trazendo uma nova perspectiva para o trabalho intenso de transporte de mercadorias. 

Quais são as vantagens dos contêineres?

Feitos de aço de alta resistência, são capazes de aguentar diversas condições climáticas. Como é transportado pelo mar, é necessário superar situações adversas, como tempestades, variações de temperatura e umidade, por exemplo. 

Boa parte dos tipos de contêineres possuem também travas robustas, que protegem e garantem a segurança das mercadorias, impedindo possíveis roubos e danos durante o transporte.

Apesar do peso, sua resistência possibilita que sejam empilhados, bem como movimentados rapidamente quando necessário por meio de guindastes e/ou empilhadeiras, ajudando a otimizar o processo das operações nos portos. 

Além disso, todos os contêineres que circulam dentro de navios cargueiros devem seguir os parâmetros de segurança e legislações nacionais e internacionais, além de possuírem medidas padrão em forma inglesa, calculadas por “pés”. 

Quais são os principais tipos de contêineres? 

Dry box – Utilizado principalmente para levar cargas secas, como roupas, utensílios, eletrônicos, caixas, entre outros. Suas medidas costumam variar entre 20 e 40 pés. 

High Cube – Indicado para transportes de grandes quantidades de mercadorias, especialmente as que necessitam de mais espaço, pois possui uma altura interna e externa maior. Sua medida costuma ser de 40 pés. 

Flat rack – Pensado para lidar com transportes de dimensões mais amplas e com peso pesado, como é o caso de veículos, máquinas e tratores. Possui um formato aberto para se adaptar a esse tipo de carga. Pode conter 20 ou 40 pés.

Tanque – Em formato específico, é totalmente revestido para comportar o transporte de produtos químicos corrosivos, além de cargas como produtos e líquidos ácidos e vinhos. 

Open top – Indicado para cargas grandes, que não passam pela porta. Sua parte de cima aberta possibilita o transporte de itens de diferentes tamanhos. 

Plataforma – Utilizada principalmente para cargas com grande excesso de peso, podendo conter 20 ou 40 pés.

Reefer – Como o próprio nome já diz, trata-se de um contêiner refrigerado, ideal para cargas que necessitam de temperaturas baixas ou controladas durante todo o trajeto, como é o caso de carnes, peixes e frutas. 

A Safe Logistics garante o contêiner ideal para a necessidade da sua carga

Realizando serviços de intermediação, a Safe Logistics possui os melhores parceiros para garantir que a sua carga seja enviada por meio de contêineres que sigam as legislações e tenham toda a segurança necessária. 

Exporte com quem é referência. Entre em contato conosco e garanta seu embarque com taxas competitivas. 

Confira também: 

Minerais críticos 

Brasil e exportação de gemas naturais

Exportação de mel